quarta-feira, 16 de julho de 2008

Aquidauana - MS: Processo sucessório traumático e seqüelas

(Publicado no site da FM PAN de Aquidauana - MS, em 15-07-08)

Na noite de anterior à convenção chegou ao Rio de Janeiro a denúncia de que o Partido de Leonel Brizola (não sei se posso dizer brizolista), em Aquidauana, abdicara do lançamento de candidatura própria, a fim de aceitar uma vaga de vice na chapa de Fauzi Suleiman, embora dispusesse de candidato competitivo, o ex-Prefeito e ex-Deputado Raul Freixes.
O fato foi comunicado ao Deputado Carlos Corrêa que informou que presidente licenciado do Diretório Nacional, Carlos Lupi, se encontrava na capital fluminense e que compareceria ao seu Gabinete local, situado no prédio antigo do Ministério do Trabalho, no Rio de Janeiro, construído por Getúlio Vargas, criador desse Ministério.
Enquanto o Ministro era aguardado, a sua assessoria informou que ele costumava não interferir em assuntos partidários e que seria melhor se dirigir ao Presidente em exercício ou ao Sr. Manoel Dias, ex-deputado e secretário geral do Partido.
Procurado na sede da Fundação Leonel Brizola e Instituto Alberto Pasqualini, sua secretária, D. Suely, informou que ele se encontrava no sul do país e forneceu o seu telefone celular.
Ao tomar conhecimento do fato, que seria contrário ao crescimento do Partido, em Mato Grosso do Sul, ele perguntara se o Deputado Dagoberto Nogueira teria tomado conhecimento disso e prometeu contatá-lo, por telefone.
Em outro telefonema, Manoel Dias informou que não encontrara o Deputado, mas que iria efetuar nova tentativa.
Coincidência ou não, Dagoberto compareceu à convenção e, ainda não sabemos qual a participação dele no episodio da reversão do processo de lançamento de vice-pedetista, optando pela candidatura própria, mas descartando Raul Freixes que, segundo revelaram as pesquisas, era mais competitivo.
A veracidade da existência da tentativa, prejudicial ao crescimento do partido, de partir,
apenas, com candidato a vice, é atestada pela insurgência do Vereador Zé Ribeiro, pretenso candidato a esse cargo e que, em razão do fracasso do acordo, teria, não só desistindo de postular sua reeleição, como se desligando do PDT e da campanha do candidato pedetista.
Ao reverso, é praticamente certo que o vereador Zé Ribeiro venha a apoiar o candidato adversário.
A candidatura de Raul Freixes a vice-prefeito, como prêmio de consolação, não foi, por ele, bem recebida, por isto resolveu renunciar a ela, constituindo outro baque na candidatura do correligionário, Odilon Ribeiro

Nenhum comentário: