quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sistemismo

Sistemismo: Aspecto da Metodologia Científica, derivado da Teoria Geral dos Sistemas, de Lwidg von Bertalanffy. Alicerça-se na existência de um Universo Sistêmico, isto é, constituído em sua totalidade, por quatro linhas de sistemas: de natureza física, biológica. sociall e tecnológica. Corresponde a um quadro de referência capaz de operar na linha de universalidade, totalidade, abrangência, síntese e integração. Insurge com aspectos fragmemntários ou reducionistas de diversas outras metodologias.

Sistemismo Ecológico

Sistemismo Ecológico é a designação da perspectiva metodológica resultante do acoplaramento do enfoque sistêmico (Sistemismo) à Ecologia, a qual consisste na abordagem simultânea do sistema em estudo e do respectivo ambiente, inclusas as relações entre ambos



A fim de enfatizar as inter-relações que se processam no interior dos sistemas (intersubsistemas), acrescidas das interações que ocorrem entre os sistemas e seu ambiente, manifestas pelas de trocas de "matéria, energia e informações" entre ambos, influenciando-se reciprocamente, Edson Paim e Rosalda Paim acoplaram o enfoque sistêmico (Sistemismo) à Ecologia e designaram esta dupla abordagem como Sistemismo Ecológico.



(Rdson Nogueira Paim escreveu)

Nenhum comentário: