sábado, 9 de janeiro de 2016

Fritura com azeite de oliva

A fritura com azeite de oliva não oferece riscos à saúde, desde que tomados alguns cuidados no seu aquecimento e reutilização.
Azeite de olivaOs óleos ricos em gorduras insaturadas, tais como o azeite de oliva, não fazem mal à saúde. Isto é o que pesquisadores espanhóis afirmam depois de estudos realizados na Universidade Autônoma de Madri. Não foi descoberto nada que tivesse relação entre frituras com azeite de oliva e problemas do coração, bem como, com mortes prematuras.
Ainda, segundo a Fundação Britânica para o Coração, o azeite deve substituir manteigas e óleos de origem animal, ricos em gordura saturada.

Aquecimento

Fio de azeite de olivaQuando aquecido a resistência do azeite à temperatura diminui, isto é, ele “queima” mais rápido, o que pode amargar a comida ou ainda ficar espesso, gosmento e mais escuro, pelo fato das moléculas unirem-se em outras maiores. Necessário se faz então tomar certos cuidados com relação à sua temperatura.
O aquecimento do azeite não pode ultrapassar a temperatura de 180 graus por um grande período, o que pode ocasionar a modificação das gorduras benéficas do azeite, o que pode prejudicar o organismo.Azeite de oliva em vasilha
Não deixar nunca que o azeite, durante a fritura, fique soltando fumaça, o que significa a formação de substâncias químicas que não são saudáveis, deixando ainda sabores e odores nada agradáveis.
Ao terminar a fritura filtre rapidamente o azeite que foi usado, evitando dessa maneira restos de alimentos que podem tornar mais rápida a sua deterioração para a próxima fritura.

Nenhum comentário: