quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vivemos em um mundo constituído por um cojunto de sistemas, portanto, em um Universo sistêmico.

Entre as definições de sistema, se inclui:

“Sistema é um todo complexo e organizado; uma reunião de coisas ou partes formando um todo unitário e complexo”.

“O todo é algo mais que o simples somatório das partes, pois envolve, necessariamente, todas as relações entre seus componentes".


Uma característica fundamental dos sistemas é a relação existente entre suas partes constituintes, possuindo aspectos que não são inerentes a cada um dos seus componentes, considerados isoladamente.

O todo se constitui, portanto, das partes integrantes do sistema, acrescidas das relações existentes entre elas.

Mediante a utilização do grande poder de síntese da Teoria Geral dos Sistemas, de Lwidg von Bertalanffy, podemos abranger tudo que existe no Universo, em apenas, quatro linhas de sistemas:


- um sistema físico que vai do átomo ao Universo físico;

- um sistema biológico - desde o vírus até ao homem;

- um sistema social - a partir da família até a sociedade planetária.

- um sistema tecnológico - iniciando com a flecha (ou outro instrumento ainda mais primitivo) para se chegar ao computador, como propõe Bertalanffy, mas nós podemos substituir este termo por complexas usinas computadorizadas ou mesmo, por engenhos espaciais.

Com fundamento nas idéias e conceitos, acima enumerados, formulamos o Princípio do Universo Sistêmico, constante de varios livros, inclusive de "Sistemismo Ecológico Cibernético", de autoria de Edson Paim e Rosalda Paim - 3a. edição - CEL INFORMÁTICA E EDITORAÇÃO - GRÁFICA E EDITORA SUL MINEIRA, VARGINHA, 2004.

O Princípio do Universo Sistêmico é definido, assim:

A Teoria Geral dos Sistemas, através de seu conceito de organização sistêmica dos seres vivos (Sistema Biológico), dos seres brutos (Sistema Físico), das associações humanas (Sistema Social) e dos instrumentos (Sistema Tecnológico) postula a idéia da existência de um universo sistêmico, um dos alicerces fundamentais do Sistemismo Ecológico Cibernético.

Nenhum comentário: