Cláudio Xavier! Pense grande. Pense nos interesses do nosso país e não, apenas, nas conveniências eleitorais dos partidos políticos, cuja passagem peio governo é transitória. Se o imposto é justo, porque não iimplantá-lo, sem mais sofismas. Poderá ser útil para seus correlegionários, quando voltarem ao governo, se realmente estiverem interessaados pelos avanços econômicos e sociais da nossa pártria, unicamente, em interesses corporativistas. Precisamos desideologizar a administração pública!.
domingo, 30 de agosto de 2015
Saúdo a volta da CPMF
Eu desejo a volta da CPMF. Eu quero pagar CPMF. Porisso, saúdo o retôrno da CPMF, pois é o impôsto mais justo que possa existir, uma vez que é diretamente proporcional as posses e as rendas de cada um. Estou com o Jatene e não abro e, contra o Skaff e todos os outros que são contra um impôsto insocialmente justo e nsonegável. "A cada um segundo suas necessidades básicas e a cada qual de acòrdo com com as suas possibilidades." Sómente assim, constriuiremos uma sociedade mais equilibrada, mais justa, mais humana, mais democrática, enfim, mais cibernética, se considerarmos esta como a ciêncua dois mecanismos de controle, na máquina, no homem e na sociedade.
sexta-feira, 24 de abril de 2015
O papeL do Conselho Nacional de Justiça
A direção deste Blog concebe o Conselho Nacional de Justiça como um órgão revestido de papel cibernético, capaz de agir com o propósito de detetar desvios do sistema legal ou do processo judicial do país e, no caso de sua ocorrência, operar no sentido de sua correção ou reajuste. Em contrapartida, não deve, ele próprio, ficar imune a mecanismos de controle externo, necessitando, pois, ser submetido a contínuo e permanente processo de avaliação e "feedback" jurídico e social.
(Edson Nogueira Paim escreveu)
sexta-feira, 20 de março de 2015
PRODUTOS DA SMART CITY FICAM MAIS
CAROS, QUANDO ENVIADOS ATRAVÉS DA MENSENGER, COM PREJUÍZOS TANTO PARA OS
COMPRADORES COMO PARA A EMPRESA VENDEDORA
Esta publicação foi reformulada, em 23-03-2015, às 18,29.
Para acessar a versão atualizada, clique no seguinte LINK:
http://comunidadeeuropeia.blogspot.com.br/2015/03/produtos-da-smart-city-ficam-mais-caros_44.html
Esta matéria corresponde à atualização da publicação efetuada em 20-03-2015, em outro Blog, cuja redação pode ser acessada através do seguinte LINK:
http://edsonpaimescrevepaineldopaim.blogspot.com.br/2015/03/produtos-da-smart-city-ficam-mais-caros.html
A matéria referida, após a sua atualização, adquiriu o seguinte teor:
A seguir, transcrevemos o trecho do e-mail enviado pela MESSENGER:
A/c. Sr(ª) PAIM EDSON NOGUEIRA
No momento, vamos nos deter no que se refere à taxa acima mencionado que, por si só, constitui razão suficiente para a recusa do recebimento, por estar em desacordo com os pedidos anteriores, motivo pelo qual a própria MENSENGER decidiu a devolução dos produtos a SMART CITY, sem enviar outros e-mails ao destinatário, ao perceber que as razões da primeira devolução se repetiam nas subsequentes.
Em próximas postagens, neste ou em outros dos nossos Blogs, abordaremos a SEGUNDA e a TERCEIRA RAZÃO pelas quais os produtos da SMART CITY ficam mais caros, quando os desnecessários serviços cobrados pela MENSNGER são utilizados.
Após a recusa do destinatário a pagar a importância exigida, a MENSENGER teria devolvido ao fornecedor, não só a mercadoria referida no e-mail em questão, mas certamente decidira, espontaneamente, devolver, também, os demais pedidos, sem enviar novos e-mails ao destinatário, até porque levara em consideração o fato de que este não concordaria em pagar acréscimos similares aos referidos no primeiro e-mail, que frisamos, não era habitual durante cerca de quatro anos de transaçõees entre este cliente e a conceituada SMART CITY.
Dentre as mercadorias pagas a SMART e devolvidas pela MENSENGER, pelos motivos expostos, o comprador continua aguardando o reenvio, VIA POSTAL, de três pedidos, uma vez que já recebemos uma delas, reenviada pelo CORREIO, malgrado a teimosia de alguns funcionários, ao insistir que não escolhe transportador e, pela qual o CORREIO não exigiu nenhuma importância correspondente a imposto de importação, porque a Alfandega do Brasil liberou os produtos, sem taxá-los.
Portanto o comprador não desembolsou nenhum outro acréscimo, além da importância paga, anteriormente, à SMART.
A encomenda recebida (SEM PAGAR NENHUM ACRÉSCIMO), após devolvida pela MENSENGER e reenviada pela SMART é a seguinte:
Esta encomenda de n. 861.885, foi reenviada por VIA POSTAL sob o n. 890.719 e recebida pelo destinatário, SEM PAGAR NENHUM ACRÉSCIMO.
Encomenda Reenviada
Sob novo n. 890.719
Permita-nos
repetir: Apesar de muita dificuldade em fazermos com que os
funcionários da SMART CITY entendesse o problema, conseguimos que essa
empresa nos reenviasse, por VIA POSTAL, UM (somente um) os pedidos
mencionados, sem pagar nenhum acréscimo, o que comprova a justeza da
nossa decisão de não depositar, em nome da MENSENGER, as importâncias
por ela exigidas, o que caracteriza como de absolutamente desnecessários
os seus serviços (de intermediação) no juízo deste cliente.
As outras encomendas, possivelmente, devolvidas pela MENSENGER à SMART que ainda não as reenviadas ao destinatário, até a presente data, pois já pagas pelo cliente, são as seguintes:
A nossa insistência diante da SMART CITY é que nos fossem reenviados os pedidos números 852368 - 857 910 - 860338, acima descritos, da mesma forma como o foi o de n. 861.885 (sob o novo n. 890.719) que foi remetido por VIA POSTAL, assim, também, como nossas futuras compras.
NOTE BEM: Esclarecemos que não ordenamos a devolução de nenhum pedido a SMART, até porque todos mencionados nunca chegaram às nossas mãos, apenas nos recusamos a depositar a importância exigida pela MENSENGER, através de correspondência eletrônica, para que ela os enviasse para o Brasil, como consta do seu e-mail, por consideramos em desacordo com todas as compras anteriores, o que significa que a decisão de devolver, ou não, a SMART, os demais pedidos coube, exclusivamente, à própria MESSENGER, certamente, em face de ter consciência de que o destinatário jamais aceitaria recebê-los, mediante o pagamento dos mesmos acréscimos referentes à encomenda recusada.
Em face de havermos solicitado o reenvio dessas encomendas e das futuras compras, exclusivamente por VIA POSTAL, um funcionário, certamente, pouco informado, preferiu defender os interesses da MENSENGER, em detrimento das conveniências da própria SMART e dos seus clientes, ao ignorar nossas ponderações, quando nos respondeu, de maneira pouco convencional, que a SMART CITY não poderia escolher a empresa para transportar produtos no interior do pais do comprador.
Tal fato sugere que a hipótese de que ele desconheça que os CORREIOS do mundo inteiro têm convênio entre si e, portanto, basta postar a encomenda no CORREIO do próprio país do vendedor que o mesmo o encaminhará ao CORREIO país do comprador, sem compreender que a nova situação prejudica a um só tempo, tanto o cliente como a SMART, pois aquele deixa de comprar seus produtos como ocorre conosco que desde dezembro DE 2014 não efetuamos nenhum pedido e só voltaremos a fazê-lo se e quando SMART CITY nos assegurar que nossas encomendas serão enviadas VIA POSTAL e não intermediadas pela MESSENGER.
PRÓXIMAS MATÉRIAS:
1) A segunda razão pelo qual os produtos da SMART CITY ficam mais caros quando enviados através da MENSENGER.
2) O terceiro motivo pelo qual os produtos da SMART CITY ficam mais caros quando enviados através da MENSENGER.
Esta publicação foi reformulada, em 23-03-2015, às 18,29.
Para acessar a versão atualizada, clique no seguinte LINK:
http://comunidadeeuropeia.blogspot.com.br/2015/03/produtos-da-smart-city-ficam-mais-caros_44.html
Esta matéria corresponde à atualização da publicação efetuada em 20-03-2015, em outro Blog, cuja redação pode ser acessada através do seguinte LINK:
http://edsonpaimescrevepaineldopaim.blogspot.com.br/2015/03/produtos-da-smart-city-ficam-mais-caros.html
A matéria referida, após a sua atualização, adquiriu o seguinte teor:
A SMART CITY uma grande empresa, situada
na Europa, mais precisamente em Luxemburgo, a qual comercializa
excelentes Suplementos Alimentares. Seus produtos são vendidos pela
Internet http://www.supersmart.com/categories.pl?lang=pt, cujo montante é acrescido da despesa de envio de 15,00 euros, pagos no ato da compra, como se consta de seu site:
|
|
e, concretamente, se demonstra através da transcrição seguinte:
Monsieur Edson Nogueira PAIM
Votre commande est bien enregistrée sous le numéro : 857 910
Votre commande nº 857 910
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Até o mês de novembro de 2014 as nossas
encomendas eram enviados por via postal (EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS
E TELEGRÁFOS) e, entregues no nosso domicílio, geralmente, sem
qualquer acréscimo, sempre com a maior pontualidade e nunca houve
extravio.
Acontece que, a partir de então, sem recebermos qualquer aviso, a SMART CITY deixou de enviar os seus produtos, por VIA POSTAL, como de costume e, passou a fazê-lo através da empresa "Mensenger Express Transportes Internacionais Ltda. que, de posse da mercadoria, ao que parece, ainda lá da Europa, enviou-nos um e-mail, no qual afirma estar "aguardando pagamento dos tributos de importação para ser remetida ao Brasil", o que nos pareceu muito estranho, pois quando a mercadoria é enviada VIA POSTAL, a taxação do imposto de importação, nas raras vezes em que isto ocorre, é feita pelos fiscais da Receita Federal do Brasil, após a chegada da mercadoria no país, enquanto que o recolhimento ao Tesouro Nacional é efetuado pessoalmente, pelo próprio destinatário, em dinheiro vivo, o qual fica de posse do recibo, sem necessidade de qualquer intermediação.
Acontece que, a partir de então, sem recebermos qualquer aviso, a SMART CITY deixou de enviar os seus produtos, por VIA POSTAL, como de costume e, passou a fazê-lo através da empresa "Mensenger Express Transportes Internacionais Ltda. que, de posse da mercadoria, ao que parece, ainda lá da Europa, enviou-nos um e-mail, no qual afirma estar "aguardando pagamento dos tributos de importação para ser remetida ao Brasil", o que nos pareceu muito estranho, pois quando a mercadoria é enviada VIA POSTAL, a taxação do imposto de importação, nas raras vezes em que isto ocorre, é feita pelos fiscais da Receita Federal do Brasil, após a chegada da mercadoria no país, enquanto que o recolhimento ao Tesouro Nacional é efetuado pessoalmente, pelo próprio destinatário, em dinheiro vivo, o qual fica de posse do recibo, sem necessidade de qualquer intermediação.
A seguir, transcrevemos o trecho do e-mail enviado pela MESSENGER:
A/c. Sr(ª) PAIM EDSON NOGUEIRA
Informamos
a existência de mercadoria destinada a V. Ss., armazenada em nossas
instalações, aguardando pagamento dos tributos de importação para ser
remetida ao Brasil, desembaraçada na aduana e entregue no seu endereço. (Base Legal IN RFB 1073/ 2010)
AWB nº (Airway Bill)
|
26180161480
|
Peso (Kg)
|
0,91
|
Remetente
|
SMART NURITION WEB LOGISTICS
|
Conteúdo¹
|
SUPER OMEGA 3 90 SOF
|
Valor declarado ² (US$)
|
165,00
|
Valores pagos relativos ao recolhimento dos seguintes impostos e taxas:
§ Imposto de Importação: 60% sobre o valor declarado (FOB)
§ ICMS 18%³ – Base de cálculo: ((FOB+II) / 0,82)*ICMS%)
§ Taxa Administrativa: R$ 42,00
§ INFRAERO: US$ 1.00 por kg ou fração (CAPATAZIA)
5. Alíquota de ICMS referente a cargas destinadas ao Estado de São Paulo, para demais estados consulte o site da SEFAZ local.
Para procedermos com a liberação da carga, solicitamos o depósito de numerário, em nossa conta
corrente, conforme discriminado a seguir:
Favorecido
|
Messenger Express Transportes Internacionais Ltda.
|
CNPJ
|
01.609.050/0001-33
|
INSC.ESTADUAL
|
86.038.749
|
Banco Itaú
|
341
|
Agência
|
0408
|
Conta corrente
|
43817-4
|
Valor³ do depósito |
US$ 160,34 (Efetuar a conversão deste valor para Reais antes de efetuar o deposito.)
|
DEPOIS
de efetuado o deposito, solicitamos enviar o comprovante, juntamente
com o Número do AWB, CNPJ, Inscrição Estadual, CPF, Razão Sociais Nome
completo, via e-mail. "
Como recusamos a pagar a importância acima referida, a própria empresa MENSENGER, certamente, tomou a deliberação de devolvê-la à SMART CITY.
Como recusamos a pagar a importância acima referida, a própria empresa MENSENGER, certamente, tomou a deliberação de devolvê-la à SMART CITY.
A
simples leitura da transcrição supra, permite perceber que a SMART CITY
não substituiu, apenas, um transportador, mas impôs, ao cliente, um
Importador e Despachante, o qual lhe apresentou uma conta que duplica o
preço da mercadoria e nela inclui, entre outras, a cobrança d
e uma TAXA DE ADMINISTRAÇÃO de R $ 42,00 (quarenta reais), como demonstrado acima que, na realidade, corresponde a uma nova DESPESA DE ENVIO, embora disfarçada, pois a SMART CITY já recebera a primeira
paga pelo comprador, através de seu Cartão de Crédito, juntamente com o valor da mercadoria, por ocasião do pedido, efetivado através da Internet.
e uma TAXA DE ADMINISTRAÇÃO de R $ 42,00 (quarenta reais), como demonstrado acima que, na realidade, corresponde a uma nova DESPESA DE ENVIO, embora disfarçada, pois a SMART CITY já recebera a primeira
Frais de Port | + 15.00 € |
paga pelo comprador, através de seu Cartão de Crédito, juntamente com o valor da mercadoria, por ocasião do pedido, efetivado através da Internet.
Um
outro valor apresentado pela Mensenger também é questionável, mas por
razões didáticas, deixaremos para comentar em futuras postagens, neste
ou em outros dos nossos Blogs.
No momento, vamos nos deter no que se refere à taxa acima mencionado que, por si só, constitui razão suficiente para a recusa do recebimento, por estar em desacordo com os pedidos anteriores, motivo pelo qual a própria MENSENGER decidiu a devolução dos produtos a SMART CITY, sem enviar outros e-mails ao destinatário, ao perceber que as razões da primeira devolução se repetiam nas subsequentes.
Em próximas postagens, neste ou em outros dos nossos Blogs, abordaremos a SEGUNDA e a TERCEIRA RAZÃO pelas quais os produtos da SMART CITY ficam mais caros, quando os desnecessários serviços cobrados pela MENSNGER são utilizados.
Após a recusa do destinatário a pagar a importância exigida, a MENSENGER teria devolvido ao fornecedor, não só a mercadoria referida no e-mail em questão, mas certamente decidira, espontaneamente, devolver, também, os demais pedidos, sem enviar novos e-mails ao destinatário, até porque levara em consideração o fato de que este não concordaria em pagar acréscimos similares aos referidos no primeiro e-mail, que frisamos, não era habitual durante cerca de quatro anos de transaçõees entre este cliente e a conceituada SMART CITY.
Dentre as mercadorias pagas a SMART e devolvidas pela MENSENGER, pelos motivos expostos, o comprador continua aguardando o reenvio, VIA POSTAL, de três pedidos, uma vez que já recebemos uma delas, reenviada pelo CORREIO, malgrado a teimosia de alguns funcionários, ao insistir que não escolhe transportador e, pela qual o CORREIO não exigiu nenhuma importância correspondente a imposto de importação, porque a Alfandega do Brasil liberou os produtos, sem taxá-los.
Portanto o comprador não desembolsou nenhum outro acréscimo, além da importância paga, anteriormente, à SMART.
A encomenda recebida (SEM PAGAR NENHUM ACRÉSCIMO), após devolvida pela MENSENGER e reenviada pela SMART é a seguinte:
1 ) Encomenda devolvida | |
Nº | Data |
861885 | 2014-12-09 |
Artigo | Quantidade |
Paractin® 100 mg | 2 |
Asc2P 250 mg | 2 |
Carottol | 2 |
Esta encomenda de n. 861.885, foi reenviada por VIA POSTAL sob o n. 890.719 e recebida pelo destinatário, SEM PAGAR NENHUM ACRÉSCIMO.
Encomenda Reenviada
Sob novo n. 890.719
Artigo | Quantidade | ||||||||
Paractin® 100 mg | 2 | ||||||||
Asc2P 250 mg | 2 | ||||||||
Carottol |
As outras encomendas, possivelmente, devolvidas pela MENSENGER à SMART que ainda não as reenviadas ao destinatário, até a presente data, pois já pagas pelo cliente, são as seguintes:
|
Artigo | Quantidade |
Luteolin 50 mg | 1 |
Goji Berry Extract 500 mg | 1 |
Gamma E + Tocotrienols 500 mg | 1 |
Cardio Booster | 1 |
3) Encomenda | |
Nº | Data |
852368 | 2014-11-15 |
Artigo | Quantidade |
Goji Berry Extract 500 mg | 2 |
Pyridoxamine 100 mg | 1 |
L-Tryptophan 500 mg | 1 |
Neurex™ | 1 |
Coleus Forskohlii 100 mg | 1 |
4) Encomenda | |
Nº | Data |
857910 | 2014-11-29 |
Artigo | Quantidade |
Chondroitin Sulfate 95% 400 mg | 1 |
Carottol | 1 |
Super Curcuma 500 mg | 1 |
Luteolin 50 mg | 1 |
PS 100 | 1 |
Super Omega 3 - 500 mg | 1 |
A nossa insistência diante da SMART CITY é que nos fossem reenviados os pedidos números 852368 - 857 910 - 860338, acima descritos, da mesma forma como o foi o de n. 861.885 (sob o novo n. 890.719) que foi remetido por VIA POSTAL, assim, também, como nossas futuras compras.
NOTE BEM: Esclarecemos que não ordenamos a devolução de nenhum pedido a SMART, até porque todos mencionados nunca chegaram às nossas mãos, apenas nos recusamos a depositar a importância exigida pela MENSENGER, através de correspondência eletrônica, para que ela os enviasse para o Brasil, como consta do seu e-mail, por consideramos em desacordo com todas as compras anteriores, o que significa que a decisão de devolver, ou não, a SMART, os demais pedidos coube, exclusivamente, à própria MESSENGER, certamente, em face de ter consciência de que o destinatário jamais aceitaria recebê-los, mediante o pagamento dos mesmos acréscimos referentes à encomenda recusada.
Em face de havermos solicitado o reenvio dessas encomendas e das futuras compras, exclusivamente por VIA POSTAL, um funcionário, certamente, pouco informado, preferiu defender os interesses da MENSENGER, em detrimento das conveniências da própria SMART e dos seus clientes, ao ignorar nossas ponderações, quando nos respondeu, de maneira pouco convencional, que a SMART CITY não poderia escolher a empresa para transportar produtos no interior do pais do comprador.
Tal fato sugere que a hipótese de que ele desconheça que os CORREIOS do mundo inteiro têm convênio entre si e, portanto, basta postar a encomenda no CORREIO do próprio país do vendedor que o mesmo o encaminhará ao CORREIO país do comprador, sem compreender que a nova situação prejudica a um só tempo, tanto o cliente como a SMART, pois aquele deixa de comprar seus produtos como ocorre conosco que desde dezembro DE 2014 não efetuamos nenhum pedido e só voltaremos a fazê-lo se e quando SMART CITY nos assegurar que nossas encomendas serão enviadas VIA POSTAL e não intermediadas pela MESSENGER.
PRÓXIMAS MATÉRIAS:
1) A segunda razão pelo qual os produtos da SMART CITY ficam mais caros quando enviados através da MENSENGER.
2) O terceiro motivo pelo qual os produtos da SMART CITY ficam mais caros quando enviados através da MENSENGER.
domingo, 1 de fevereiro de 2015
ADMINISTRAÇÃO CIBERNÉTICA
O "feedback" (ajustes ou reajustes) é um mecanismo cibernético que deve
ser utilizado em todos os processos físicos, biológicos, tecnológicos e
sociais, sempre que haja discrepância entre os resultados obtidos e os
esperados ou programados.
A administração cibernética exige a adoção, em todos seus atos e fatos,
de um processo contínuo e permanente de ajustes e reajustes e deve ser
aplicada a quaisquer setores da sociedade, sobretudo na administração
pública, federal, estadual ou municipal. (Edson Nogueira Paim escreveu)
sábado, 31 de janeiro de 2015
Proposta de organização sistêmica e cibernética de
todos os setores da sociedade, com ênfase na administração pública,
abrangendo os níveis federal, estadual e municipal
Os
blogs do Painel do Paim tratam, principalmente, da metodologia
sistêmica ou Sistemismo, nos moldes preconizados nos livros de Edson
Paim e Rosalda Paim, intitulados "Sistemismo Ecológico Cibernético e,
"Sistemas, Ambiente & Mecanismos de Controle", cuja proposta
central é a organização sistêmica e cibernética de todos os setores da
sociedade, com ênfase na administração pública, abrangendo os níveis
federal, estadual e municipal
(Edson Nogueira Paim escreveu)
(Edson Nogueira Paim escreveu)
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
MAIS PEDRAS NO CAMINHO DE AÉCIO
Nem mesmo assentou, ainda, a poeira da eleição presidencial de 2014, já começa a se delinear o quadro sucessório de 2018.
A condição destacada em que Mercadante foi alçado, no segundo mandato de Dilma, colocou-o no páreo para a disputa presidencial de 2018.
Como este não seria o ungido por Lula, no caso em que ele próprio não venha a se candidatar, em virtude de não querer ou de não poder sê-lo, ele não perdeu tempo: Lançou um petardo contra a candidatura de Mercadante, ao se referir a Pimentel como “o escolhido” e, ao mesmo tempo deixou Dilma em “sinuca de bico”, pois o governador mineiro é, também, seu “queridinho”.
Repete-se o dilema vivido por Lula, em 2010: Marta Suplicy ou Dilma?
Os percalços de Aécio não diminuíram, pois se já seria temerário o lançamento de um candidato mineiro para enfrentar um paulista - Lula ou Mercadante - se torna não menos improvável a recandidatura do Senador, diante de outro postulante mineiro, tanto mais se Dilma e Pimentel resolverem transformar empobrecidos municípios mineiros, como Lula e ela fizeram em relação ao Nordeste brasileiro, em contraponto ao descaso de Aécio, com municípios subdesenvolvidos que se mesclam com outros de alto desenvolvimento, em quase todas as doze mesorregiões mineiras, como se comprova, principalmente com os da Mesorregião de Jequitinhonha, com baixíssimo IDH, como Palmópolis, um dos piores (0,565) que se contrasta com o de Diamantina (0,716), – variação de 0,151.Mesmo a mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte apresenta disparidades: valores de IDH-M que variam entre 0.557 (Serra Azul de Minas), no Vale do Jequitinhonha e 0.813 (Nova Lima), o maior IDH-M de Minas Gerais. Na mesorregião Noroeste de Minas Gerais estão Formoso, Arinos e Uruana de Minas (0.640 – 0.656 – 0.664 respectivamente), que juntamente com Cabeceira Grande (0.648), compõem as quatro com menor índice de desenvolvimento humano. Essa variação vai de 0,640 em Formoso até 0,744 em Paracatu. Na região norte de Minas Gerais, o município com a menor IDH-M é Fruta Leite, com 0.544, e o maior é Montes Claros com 0.77. Repete-se o dilema vivido por Lula, em 2010: Marta Suplicy ou Dilma?
Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o menor índice é o de Delta (0,639) e o maior é o de Uberlândia (0,789). A média da região é de 0,712, que está abaixo da média estadual (0,731) e também da nacional (0,727). Estes dados evidenciam que a região possui municípios com os índices de IDH-M muito precários, que necessitam de uma maior atenção. Dos 66 municípios dessa Mesorregião, apenas 24,2% deles estão com índices maiores que o nacional e apenas 16,6% com índices melhores que da média do Estado de Minas Gerais. Levando em conta que a média nacional inclui municípios e cidades do norte e nordeste do Brasil que costumam ter índices bem baixos, estes dados são um tanto quanto alarmante quando se analisa a mesorregião. O IDH-M, enquanto Índice de desenvolvimento Humano relativo aos municípios brasileiros, é um indicador que utiliza três dimensões: longevidade, educação e renda, adaptando-se ao contexto brasileiro. Quanto a região Oeste de Minas Gerais, composta por mais de 40 municípios, possuiu uma economia diversificada, com base no setor de serviços e também no setor industrial. A região é muito importante para o Estado de Minas Gerais já que possui Índices consideráveis de renda. O ranking do IDH-M brasileiro é composto pelos níveis: muito alto, alto, médio, baixo e muito baixo. As cidades de Divinópolis e Itaúna representam o nível alto e compõe o 21° e 27° lugares no ranking brasileiro com IDH-M de 0.764 e 0.758 respectivamente. Já as cidades de Piracema e São Sebastião do Oeste, representam o nível médio, e ocupam o 570° e 677° lugares no ranking, com IDH-M de 0.646 e 0.626 respectivamente. As cidades que compõe o nível muito alto de IDH-M do Estado são: Nova Lima ocupando a primeira posição com IDH-M de 0.813 e Belo Horizonte na segunda posição com IDH-M de 0.810. No cenário brasileiro, percebemos que os maiores níveis de IDH-M encontram-se na região sudeste, sendo situados no Estado de São Paulo. A primeira posição de Minas Gerais, representada pela cidade de Nova Lima, é a 17° posição no ranking brasileiro. Como se constata os oito anos de Aécio e os oito de Anastasia não foram suficientes para quebrar a desigualdade entre os municípios mineiros.
Esta situação, embora pouco divulgada, ainda, poderá ter peso relevante na escolha do candidato do PSDB: Aécio, Alckmin ou Serra.
LEIA MAIS
(Edson Nogueira Paim escreveu)
(Edson Nogueira Paim escreveu)
LEIA MAIS
Em de 29 de outubro escrevemos, neste Blog, sob o título: “Foi dada a largada para 2018” (Clique e Leia:http://edsonpaimescrevepaineldopaim.blogspot.com.br/2014/10/foi-dada-largada-para-2018-defesa-da.html ).
A seguir, em 08 de dezembro, em a “Sucessão 2018 Precipitada”, voltamos a fazer conjecturas sobre o próximo pleito presidencial. Confira >http://edsonpaimescrevepaineldopaim.blogspot.com.br/2014/12/sucessao-2018-precipitada-edson.html .
Em 04 de janeiro, em “O ‘DILMO’ DA DILMA”, ao descortinar o papel preponderante que Aloisio Mercadantedesempenhará no segundo mandato da Presidente Dilma: uma espécie de “Primeiro Ministro” e, se o quarto mandato do PT der certo e, ao mesmo tempo, o Ex-presidente abdicar de sua candidatura, como é mais plausível, o Ministro tem chance de concorrer, desde que não surja outro candidato preferido pelo seu partido.
Confira:http://edsonpaimescrevepaineldopaim.blogspot.com.br/2015/01/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html
(Edson Nogueira Paim escreveu)
domingo, 18 de janeiro de 2015
As falhas humanas predominam na gênese dos acidentes aéreos. Os pilotos se distraem; as máquinas não. Como, na maioria das vezes, as distrações não tem consequências, eles continuam se distraindo, até que um dia a "casa cai", ou melhor dito, o avião cai. Assim, nós estamos mais na mão dos pilotos do que na dependência da aeronave que, por sua vez, está sujeita a qualidade da manutenção, portanto, o homem é, na maioria das vezes, o responsável pelos acidentes aéreos. A máquina, em si, "o tempo e o vento" estão, geralmente, menos implicados que o ser humano, entre os quais se incluem os controladores de vôo. Ao passageiro, só resta embarcar e rezar e agradecer a Deus, ao desembarcar. Ainda assim, o viagem aérea ainda é muito mais segura que a terrestre.
segunda-feira, 5 de janeiro de 2015
Ajustes ou Reajustes (feedback) é um processo contínuo e permanente que deve ser aplicado em todos os setores da sociedade, sobretudo na administração pública
Concordo com Dilma, em gênero número e grau, em relação a efetuar ajustes nas contas públicas. Ajustes não é "bicho de sete cabeças". Ajustes ou Reajustes (feedback) é um mecanismo cibernético que deve ser utilizado em todos os processos físicos, biológicos, tecnológicos e sociais, sempre que haja discrepância entre os resultados obtidos e os esperados ou programados.
A presidenta está certa em processar reajustes das contas públicas, como efetuou reforma em seu Ministério.
(Edson Nogueira Paim escreveu)
A presidenta está certa em processar reajustes das contas públicas, como efetuou reforma em seu Ministério.
(Edson Nogueira Paim escreveu)
domingo, 4 de janeiro de 2015
O “DILMO” DA DILMA (Edson Nogueira Paim escreveu)
Em de
29 de outubro escrevemos, neste Blog, sob o título: “Foi dada a largada para 2018” (Clique e
Leia: http://edsonpaimescrevepaineldopaim.blogspot.com.br/2014/10/foi-dada-largada-para-2018-defesa-da.html
).
A seguir, em 08 de dezembro, em a “Sucessão 2018 Precipitada”, voltamos
a fazer conjecturas sobre o próximo pleito presidencial. Confira > http://edsonpaimescrevepaineldopaim.blogspot.com.br/2014/12/sucessao-2018-precipitada-edson.html
.
A nova configuração nos obriga a voltar ao assunto porque, embora fosse
previsível, agora, se tornou mais evidente o papel de destaque que Aloisio
Mercadante desempenhará no segundo mandato da Presidente Dilma: um arremedo de “Primeiro
Ministro” e, se o quarto mandato do PT der certo e, ao mesmo tempo, o Ex-presidente
abdicar de sua candidatura, como é mais plausível, o Ministro tem chance de
concorrer, desde que não surja outro candidato preferido pelo seu partido.
Na verdade, Dilma imita Lula, ao atribuir a Mercadante, o mesmo papel
que seu padrinho político lhe confiou, malgrado se desconhecer, ainda, se as
intenções são as mesmas.
O Mercadante já foi picado pela “mosca azul”, como ficou claro, em razão
de suas marcas digitais, calcadas no processo de escolha dos Ministros, do qual
participou ativamente, tanto em virtude de sua distribuição geográfica como pela
localização dos titulares, cujo fato emblemático foi colocar Jacque Wagner a “escanteio”,
ao ser “engessado” no Ministério da Defesa, uma pasta apolítica.
A candidatura de Lula ou de Mercadante, se fatos novos não ocorrerem, amplia
a chance de Alckmin e acrescenta mais um obstáculo a recandidatura de Aécio Neves,
pois se torna praticamente impensável a escolha, pelo PSDB, de um candidato mineiro
para enfrentar um paulista, lançado pelo PT.
(Edson
Nogueira Paim escreveu)
Assinar:
Postagens (Atom)