domingo, 28 de novembro de 2010

FALTOU COMIDA, em 2009, para mais de 11 milhões de brasileiros

Em 2009, quase 6% da população brasileira passou fome por não ter recursos suficientes para comprar comida.


Apesar de representar uma melhora em relação aos 8,2% de 2004, significa que 11,2 milhões de pessoas viviam em situação de insegurança alimentar grave no país, segundo o instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE). Cerca de um milhão delas eram crianças de zero a quatro anos.

O conceito de insegurança alimentar grave, usado na pesquisa, significa que a falta de recursos para comprar alimentos acaba afetando até as crianças, que sofrem uma ruptura nos padrões de alimentação ou até a redução da quantidade de alimentos consumidos. A situação também ocorre quando algum indivíduo da família, seja ele criança ou não, fica o dia inteiro sem comer por falta de dinheiro para comprar comida.

Para obter os resultados, o IBGE aplicou um questionário com 14 perguntas aos domicílios entrevistados para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Os moradores eram requisitados a responder às questões com base na experiência dos três meses anteriores à pesquisa.

Apesar de indicarem que o direito à alimentação adequada, previsto na Constituição, ainda não é integralmente respeitado no país, os dados revelam uma melhora em relação a 2004, data da realização da primeira edição da pesquisa.

65,8%

dos brasileiros foram considerados em segurança alimentar, ou seja, sem preocupações com o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.

20,9%

apresentaram insegurança alimentar leve, o que significa que ou eles ficaram com medo de que a comida acabasse antes de terem dinheiro para comprar mais ou tiveram uma alimentação de pior qualidade como forma de garantir o abastecimento na quantidade necessária.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SISTEMISMO ECOLÓGICO CIBERNÉTICO (Edson Paim & Rosalda Paim)

Vivemos num mundo constituído por sistemas, portanto, num mundo sistêmico.

Para abordá-lo com maior propriedade, necessitamos de metodologias coerentes com a organização sistêmica do Universo.

A Teoria Geral dos Sistemas (Sistemismo) e uma referencial nela inspisrado, o Sistêmico Ecológico Cibernético, mantêm coerencia com essa estrutura sistêmica universal, a qual vem sendo, dia a dia,transposta para a estruturação da sociedade planetária.

Além dos conceitos de totalidade, integração, globalidade, síntese, abrangência, universalidade e de relações entre as partes do todo, que constituem apanágio da Teoria Geral dos Sistemas, mercê do parentesco com as disciplinas referidas, os conteúdos destas, não só confirmam os atributos supra referidos, como reforçam as idéias de estrutura, de dinamismo, de movimento, de funcionamento, de “fisiologia”, de transformação, de processo, de comunicação, de comando, de regulação, de controle, com referência à universalidade dos sistemas, sancionando a Teoria Geral dos Sistemas e, portanto, o Sistemismo, como uma das mais abrangentes metodologias
dentre todas as existentes.

Apesar de possuir todos estes atributos, além de sua pretensão de se tornar uma ciência das ciências,ou mesmo,a ciência das ciências, é possível constatar que a TGS se apresenta, ainda, eivada de um certo reducionismo, de vez que seus fundamentos, idéias, conceitos e princípios não são amplos suficientemente para ultrapassar os limites ou horizontes do sistema,em razão de não explicitar, como seria necessária, a necessidade de que os estudos designados sistêmicos abarquem o ambiente em que tal sistema está inserido, só o alcançando de forma implícita.

Em decorrência de entendermos que qualquer estudo que ignore as características do ambiente do sistema poderia ser considerado fragmentário, limitativo, insuficiente, reducionista,. tendo em vista a existência dos necessários e indispensáveis intercâmbios (de matéria, energia e informações) entre ambos que resultam em ações recíprocas, afetando-se mutuamente.

Com a intenção de suprir esta lacuna, tal fragmentarismo ou reducionismo, propomos explicitar a extensão do estudo ao ambiente do sistema, mediante a utilização de uma metodologia construída mediante o acoplamento da Teoria Geral dos Sistemas Sistemismo)à Ecologia,resultando no Sistemismo Ecológico.

Ao Sistemismo Ecológico, acrescentamos mais um estágio, representado pela justaposição da Cibernética, a "ciência da informação, do comando e do controle nos seres vivos, nas máquinas e na sociedade", constituindo o Sistemismo Ecológico Cibernético.

Para os fins desta construção, considera-se a Teroria da Informação, como integreante da Cibernética, não só por correspoder a uma das tributárias daquela ciência, mas porque as informações estão na base de todos os mecanismos de controle, não havendo sisstema de controle quando há insuficiência de informações.

Ao conjunto resultante da fusão dos fundamentos, conceitos, idéias e princípios da TGS com os da Ecologia e da Cibernética, passamos a denominar Pensamento Sistêmico-Ecológico ou Sistemismo Ecológico, o qual seria capaz de abranger, a um só tempo e, de forma explicita, tanto a estrutura como o funcionamento do sistema e seu ambiente.

O quadro de referência proposto, face ao seu caráter mais amplo, permitiria interpretar melhor, entre outros, o fenômeno da globalização, pois nos dias presentes, tanto o sistema social (e seus subsistemas), como o ambiente dos sistemas necessita ser visualizado, também e, sobretudo, em sua dimensão global, uma vez que muitos destes têm repercussões e afetações globais, como é o caso do aquecimento global do planeta.

De certa forma o Sistemismo, mesmo considerado isoladamente, já se constituía numa metodologia de grande potencialidade preditiva, de vez que, com a antecedência de quase meio século, ao surgir, já expressava a tendência ao processo de globalização, cujo advento e ubiqüidade representa o melhor testemunho e confirmação do potencial de previsibilidade da Teoria Geral dos Sistemas e, não seria exagero afirmar que ela nasceu, mesmo, em razão desta tendência, detectada pelo seu autor.

Entretanto, o Sistemismo Ecológico Cibernético, cujo fundamento básico é a Teoria Geral dos Sistemas, mercê de abranger, explicitamente, a Ecologia, em sua visão mais ampla e irrestrita, além da Cibernética e a Teoria da Informação, torna-se, ainda, mais fecundo para visualizar e interpretar a globalização e o processo globalizante.

O Sistemismo, que já inclui no seu bojo, a Cibernética e a Teoria de Informações, agora, justaposto a Ecologia, passa a constituir o Sistemismo Ecológico Cibernético que abrange, a um só tempo, tanto o sistema em estudo como o respectivo ambiente, pode corresponder atualmente, em nosso entendimento, a um referencial adequado para se abordar, além do próprio universo e do sistema planetário, os sistemas tecnológicos e sistemas sociais, econômicos, educacionais e outros cuja abrangência ou repercussão tem dimensão terráquea ou, mesmo aqueles que, tendo amplitude local ou regional, não deixa de ter, como seu ambiente o próprio planeta, necessitando, não apenas de uma abordagem sistêmica, mas concomitantemente, de um enfoque ecológico global, acrescido de umna perspectiva cibernética, capaz de expressar os mecanismos de informações e de controle de todos os sistemas e dos respectivos ambientes.

Com base no exposto, elaboramos um conjunto de princípios que definem o Sistemismo Ecológico Cibernético, dentre os quais o Princípio do Universo Sistêmico, cujo enunciado é o seguinte:

A Teoria Geral dos Sistemas, através de seu conceito de organização sistêmica dos seres vivos (Sistema Biológico), dos seres brutos (Sistema Físico), das associações humanas (Sistema Social) e dos instrumentos (Sistema Tecnológico) postula a idéia da existência de um universo sistêmico, um dos alicerces fundamentais do Sistemismo Ecológico Cibernético.

Este princípio se baseia na abrangência da Teoria Geral dos Sistemas, capaz de abarcar, no seu bojo, o nosso sistema planetário ou o próprio universo inteiro e, cujo grande poder de síntese permite relacionar, como já nos referimos antes, tudo que nele existe em apenas, quatro linhas de sistema:
- um sistema físico que vai do átomo ao universo físico;
- um sistema biológico - compreendendo desde o vírus até ao próprio homem;
- um sistema social - a partir da família até alcançar a sociedade planetária;
- um sistema tecnológico - iniciando com a flecha (ou outro instrumento, ainda mais primitivo), para se chegar ao computador, ou mesmo, aos complexos engenhos espaciais.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O malfadado retôrno de Paulo Skaf na defesa dos 5% sobre os quais incididirá a nova CPMF e, inimigo dos 95% da população beneficiária com a sua adoção

Estadão, Paulo Skaf, o DEM e o empresariado são contra a CPMF, não pelo imposto em si, mas por causa do seu poder fiscalizador.

Estadão, ventríloquo de Paulo Scaff e, lídimo representante dos empresários, dos banqueiros, além do DEM (disseminador do ADN da UDN e que acaba de se assumir como o partido da direita, no Brasil) e, de parlamentares cuja campanha foi financiada por empresas, não querem a volta da CPMF, não pelo mero aumento do imposto (irrisório), mas por causa de que facilita a  detecção dos sonegadores, além de dificultar o uso do Caixa 2.

Ao contrário de Paulo Skaf, o inimigo número 1 da CPMF (vide matéria abaixo), acredito que Dilma apoiará a volta dessa contribuição, acompanhando a maioria dos governadores progressistas e, em desacordo com os conservadores e retrógados (Edson Paim).

Leia a inusitada matéria:

Skaf: 'Não acredito que Dilma apoiará a CPMF'

08 de novembro de 2010 | 14h 38

DAIENE CARDOSO - Agencia Estado
SÃO PAULO - O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, negou que tenha enviado um alerta à presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), sobre a recriação da CPMF. Durante Convenção da Indústria Paulista, nesta manhã em São Paulo, ao comentar sobre a possível volta da CPMF, Skaf ameaçou "transformar o sonho de alguns em pesadelo".
Skaf disse que ainda não viu nenhuma manifestação de Dilma favorável ao retorno do tributo e sim declarações de governadores e parlamentares favoráveis a essa contribuição. "Não acredito que ela apoiará a CPMF, nem a CSS, nem qualquer tipo de imposto. Isso seria uma contradição com o que ela pregou durante a campanha", afirmou.
Skaf ressaltou que não tem críticas à presidente eleita e que seu recado foi direcionado a todos aqueles que defendem o retorno do tributo. "Ela (Dilma) não merece ter críticas, merece agora é apoio para promover a reforma tributária e assim o faremos", disse. "No momento eu penso que ela não tem esses sonhos não", complementou.
O representante dos empresários paulistas disse que se a ideia de recriar a CPMF prosperar no Congresso, a Fiesp voltará a mobilizar a sociedade contra o projeto, como fez quando os parlamentares derrubaram o imposto. "Vamos reagir fortemente", avisou. No entanto, ele acredita que a discussão não deve ir adiante porque a sociedade se opõe ao retorno da CPMF. "Acho que não vai ser preciso ir longe com essa história porque é absurdo pensar (no tema) num momento em que acabaram de sair das urnas. Todo mundo sabe muito bem que a sociedade diz não a qualquer nova contribuição."
Para Skaf, como todos conhecem o peso da carga tributária brasileira, ninguém assumirá o ônus de apoiar uma medida impopular. "Nenhum político gosta de ter um pesadelo logo no início de seu mandato", considerou.
Embora seja filiado ao PSB, partido do qual governadores eleitos manifestaram apoio à CPMF, Skaf disse que sua atuação vai além do partido. Segundo ele, muitos deles já começaram a mudar de opinião, como o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande. "O peso aí não é de um ou outro governador, o peso é da sociedade", avaliou.
Meirelles
Sobre a possibilidade de eventual saída de Henrique Meirelles do Banco Central no governo Dilma, Skaf não prevê sobressaltos. "A cultura do Banco Central não está na cabeça do Henrique Meirelles. O problema do BC do Brasil é que ele só se preocupa com a moeda", disse. "Ou se muda esse conceito do BC e ele passa a ter a responsabilidade de pensar de forma equilibrada com a moeda, com o desenvolvimento, com o emprego, ou tem de haver políticas para priorizar o desenvolvimento do País", completou.
Skaf lembrou que o País já conquistou a estabilidade econômica, mas que agora é preciso buscar o crescimento constante. "O País tem outros desafios. Não dá para ficar falando só em juros altos", afirmou.
Ele negou que o governo Lula entrará para a história por não ter feito as reformas necessárias ao País, principalmente porque o presidente é bem avaliado pela opinião pública. "Ele (Lula) acertou na maioria das coisas e errou em algumas, ou deixou de fazer outras."
O presidente da Fiesp destacou que as reformas são demandas que precisam de décadas para serem instituídas. "Ele vai ficar na memória como um bom presidente, não quer dizer que seja perfeito."

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Estadão, Paulo Skaf, o DEM e o empresariado são contra a CPMF, não pelo imposto em si, mas por causa do seu poder fiscalizador


Estadão, ventríloquo de Paulo Scaff e lídimo representante dos empresários, além do DEM (disseminador do ADN da UDN) e, de parlamentares cuja campanha foi financiada por empresas, não querem a volta da CPMF, não pelo imposto em si, mas por causa do seu poder fiscalizador, diminuimdo a sonegação de outros impostos (Edson Paim)

A CPMF é um dos tributos que gera menor distorção na economia.

Sua arrecadação é transparente, verificável e barata, alcança agentes que escapam de outros impostos, além de exercer uma função fiscalizadora, aumentando a eqüidade do sistema como um todo, motivo porque é assaz temida, odiada e combatida pelos segmentos mais favorecidos da sociedade.

 

As viúvas da CPMF

Estadão - ‎há 3 horas‎
O próximo governo nem obteve ainda os diplomas da Justiça Eleitoral e não faz a menor questão de disfarçar sua propensão à voracidade tributária. Como admitido pela recém-eleita presidente da República, Dilma Rousseff, está sendo examinado o lançamento ...

Brasil é destaque no IDH ao subir 4 posições no ranking

O Dia Online - ‎há 4 horas‎
Rio - O Brasil foi o país que mais cresceu no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ficando em 73º lugar. País subiu quatro posições no ranking em relação a 2009, após revisão da ...

Contra PMDB muito forte, Cid sugere Aécio liderando Senado

Estadão - ‎há 3 horas‎
Anabolizado pela eleição de seis governadores, o PSB, em sua luta por cargos, decidiu jogar contra a aliança PT-PMDB prestigiando um adversário: o senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG). Na reunião da Executiva do partido, ontem, o governador reeleito do ...

Republicanos se articulam para fazer de Obama 'presidente de um só ...

Estadão - ‎há 3 horas‎
Impulsionados pela vitória eleitoral da terça-feira, líderes do Partido Republicano começam a se articular para impedir a reeleição de Barack Obama em 2012. A intenção é evitar o que alguns chamam de "efeito Clinton" - referência ao presidente Bill ...
Boehner, o anti-Obama Diário de Pernambuco

Primeiros corpos de acidente aéreo em Cuba são encontrados

Terra Brasil - ‎há 3 horas‎
Os serviços de resgate cubanos localizaram os primeiros corpos do acidente aéreo que ocorreu nesta quinta-feira na província central de Sancti Spíritus, informou o diário local Escambray em sua versão digital. Segundo informara à Efe fontes do ...

Nova erupção do vulcão indonésio Merapi deixa 49 mortos

Zero Hora - ‎há 3 horas‎
Uma nova erupção do vulcão Merapi, na ilha indonésia de Java, matou 49 pessoas, incluindo várias crianças, informaram fontes médicas locais nesta sexta-feira. — Pelo menos 49 pessoas morreram e 66 sofreram graves queimaduras — revelou Banu Hermawan, ...

Adicionar seção personalizada »

Palavras-chave: 

por exemplo, Apple ou Nações Unidas

População caiu em 17% das cidades paulistas

Estadão - ‎há 3 horas‎
Resultado preliminar do Censo 2010 mostra que 113 (17,5%) dos 645 municípios de São Paulo tiveram redução populacional nos últimos dez anos. Os dados indicam que houve migração interna, porque a população do Estado cresceu 7,8% no período, ...

Vídeo: Termina o Censo 2010 TV NBR

Mínimo fica entre R$ 560 e R$ 570, prevê Lupi

Estadão - ‎há 3 horas‎
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, afirmou ontem que o aumento do salário mínimo, que entrará em vigor em 1.º de janeiro de 2011, será fruto de negociações do governo com partidos e centrais sindicais, mas deve variar entre R$ 560 e R$ 570. ...

Dilma é a 16ª pessoa mais poderosa, diz revista

Agora São Paulo - ‎há 3 horas‎
No ranking da revista norte-americana "Forbes", que elegeu as 68 pessoas mais poderosas do mundo, a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff (PT), ocupa a 16ª posição. Ela está à frente de personalidades como o presidente-executivo da Apple, ...

Depois do pacote dos EUA, dólar cai e bolsas sobem em todo o mundo

Estadão - ‎há 3 horas‎
No dia seguinte ao anúncio de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) vai usar mais US$ 600 bilhões para tentar reanimar a economia dos Estados Unidos, o mercado global viveu uma espécie de "flight to risk", ou seja, voo para o risco. ...

Sai ação contra torturadores de Dilma

Estadão - ‎há 3 horas‎
O Ministério Público Federal em São Paulo ajuizou ação civil pública visando a declaração da responsabilidade civil de quatro militares reformados - três deles integrantes das Forças Armadas e um da Polícia Militar de São Paulo - sobre mortes ou ...

Pedágio no Rodoanel será de R$ 2,19

Estadão - ‎há 3 horas‎
O consórcio SPMar, formado por duas empresas do Grupo Bertin (Contern e Cibe), foi o grande vencedor do leilão de concessão do Rodoanel de São Paulo, realizado ontem pelo governo paulista. Com deságio de 63,35%, o grupo desbancou gigantes do setor de ...

Microsoft lança no País sensor de movimentos

Estadão - ‎há 3 horas‎
Na tela, um filhote de tigre percorre um gramado. Do lado de fora, Alex Kipman conversa, pula, roda. Kipman é o brasileiro que inventou a tecnologia de reconhecimento por câmera Kinect, que por anos foi chamado de "Projeto Natal". ...

Nasa exibe imagem detalhada de cometa anão gelado

Galileu - ‎há 10 horas‎
A Nasa divulgou nesta quinta-feira a primeira imagem em detalhes do cometa Hartley 2. A imagem foi registrada por um instrumento de média resolução a bordo da sonda espacial Deep Impact no momento em que ela passava próxima ao núcleo de gelo do cometa. ...
NASA avista o 'cometa amendoim' Diário de Notícias - Lisboa

Tempestades levam Nasa a adiar mais uma vez a partida do Discovery

Estadão - ‎há 15 horas‎
AP - AP Tempestades impediram a partida do ônibus espacial Discovery em sua viagem de despedida nesta quinta-feira, o provocando o mais recente de uma série de adiamentos para o mais antigo e mais usado dos ônibus espaciais. Pouco antes do amanhecer, ...

Os brasileiros do Rock in Rio

O Dia Online - ‎há 4 horas‎
Rio - Na quarta edição do Rock in Rio na cidade — 10 anos depois da última vez em que esteve aqui —, o festival terá Marcelo D2, Capital Inicial, Pitty, NX Zero e Sandra de Sá entre as atrações nacionais no ano que vem. Os primeiros nomes eo site do ...

Scott Pilgrim Contra o Mundo é comédia teen inovadora e ousada

Pipoca Moderna - ‎há 6 horas‎
“Scott Pilgrim contra o Mundo” é o novo exemplar de cinema teen que entra em cena. E esse adjetivo “novo” não se refere apenas ao seu ineditismo, como também às novidades que oferece em termos de estilo e linguagem. Não é de agora que a indústria ...

Black Eyed Peas dá aula de entretenimento de duas horas em SP

R7 - ‎há 3 horas‎
O show corria havia quase hora e meia quando apl.de.ap emendou entre os hits do Black Eyed Peas um set de DJ com Thriller (Michael Jackson), Song 2 (Blur), Sweet Child o'Mine (Guns n'Roses), Smells Like Teen Spirit (Nirvana). ...

O Furacão mereceu

Mídia Sem Média - ‎há 4 horas‎
O Palmeiras foi para cima do Atlético Paranaense na tentativa de aplicar um “mata-ratão” em plena Arena da Baixada (18.418 pagantes). E quase se deu bem, mas não demorou muito para o Furacão equilibrar as coisas e passar a ameaçar Deola. ...

Vídeo: Atlético-PR 1 x 0 Palmeiras, Gol pela 33ª rodada do Brasileiro 2010 w1tvSports

Palmeiras cai no PR, em jogo de dar sono

Estadão - ‎há 3 horas‎
Derrota por 1 a 0 deixa o time praticamente sem chance de chegar ao G-4. Sonho da Libertadores fica na Sul-Americana O Palmeiras praticamente deu adeus ontem à chance de seguir sonhando com a classificação para a Libertadores. Pelo menos no Campeonato ...

Jogadores do Vasco passaram mal antes da partida contra o Grêmio ...

UOL Esporte - ‎há 4 horas‎
Quem viu o time do Vasco disperso e sonolento no início do jogo não imaginou o que estava acontecendo. O técnico Paulo César Gusmão teve problemas para confirmar o time na vitória sobre o Grêmio Prudente por 2 a 1, nesta quinta-feira, em São Januário, ...

Vídeo: Vasco 2 x 1 Grêmio Prudente, Gols pela 33ª rodada do Brasileiro 2010 w1tvSports

Secretaria de Saúde diz que cidade tem um caso suspeito de sarampo

Jornal da Manhã - Uberaba - ‎há 5 horas‎
A Secretaria de Estado de Saúde convocou os paulistas entre 1 e 19 anos, que forem viajar, cerca 12 milhões de pessoas, para a campanha de imunização contra o sarampo. Lá, a população tem até dia 30 para procurar os postos. O motivo da vacinação fora ...

Medicina lidera concorrência no vestibular da UFPR

Paraná-Online - ‎há 4 horas‎
Faltando pouco mais de uma semana para as provas da 1.ª fase do vestibular 2010-2011 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a instituição divulgou ontem, a relação de candidatos por vaga dos 95 cursos disponibilizados para esta edição. ...

Vacinação contra febre aftosa segue até dia 30 deste mês

Jornal da Manhã - Uberaba - ‎há 5 horas‎
A vacinação contra a febre aftosa já está na segunda fase em Minas Gerais. De acordo com Rony Adolfo, coordenador regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a vacinação começou no dia 1º e vai até 30 de novembro. Ainda de acordo com ele, ...

Vídeo: Campanha da Aftosa AgriculturaSP

Regras do Enem à espera de decisão judicial hoje

O Dia Online - ‎há 4 horas‎
Ministério Público Federal entrou com ação para liberar relógio analógico, borracha, lápis e apontador. Fazer o exame este ano é pré-requisito para pedir financiamento Rio - Na véspera do Enem, marcado para amanhã e domingo, as regras podem mudar. ...
Provas do Enem começam amanhã Tribuna do Norte - Natal

França detém dois; Grécia tem novas bombas

Destak Jornal - ‎há 5 horas‎
A polícia francesa, que está em estado de alerta elevado contra possíveis atentados, prendeu duas pessoas suspeitas de ligação com grupos terroristas, segundo o ministro do Interior, Brice Hortefeux. O ministro afirmou que desde o começo do ano foram ...

PF investiga compra de votos no Acre

Estadão - ‎há 3 horas‎
A Polícia Federal no Acre deflagrou ontem a Operação Terra Caída para cumprir mandados de busca e apreensão em seis endereços em Rio Branco e três no Estado de São Paulo. A PF investiga financiamento irregular de campanha eleitoral disputada no Acre ...