domingo, 26 de janeiro de 2014

Futuro ministro da Saúde é investigado por improbidade administrativa

   Comentário do Blog:

Futuro ministro da Saúde, Arthur Chioro é investigado por improbidade administrativa. Não importa o resultado da investigação. Já se sabe que o futuro ministro é um homem da saúde privada, como o ex-secretário de saúde da Cabral, o privativista Côrtes, de triste memória, que escangalhou o SUS do RJ ao favorecer o time adversário (o da privada). Tomara que essa nomeação aborte e que os "Côrtes da vida" sejam alijados definitivamente do setor público. Depois a Dilma vai dizer que não sabia de nada e não fora avisada (Edson Nogueira Paim escreveu)
 
Publicado no Facebook: https://www.facebook.com/edsonpaim90
 
Eis a matéria comentada:

Futuro ministro da Saúde é investigado por improbidade administrativa

O atual secretário da Saúde de São Bernardo do Campo (SP), Arthur Chioro, que foi convidado nesta terça-feira (20) pela presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Saúde no lugar de Alexandre Padilha, é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo por improbidade administrativa. As informações são da Folha de S. Paulo, Diário do Grande ABC e Correio Braziliense.


De acordo com a promotora Taciana Trevisoli Panagio, o objeto da apuração é de "possível violação ao princípio da administração pública, porque ele é secretário municipal e, concomitantemente, sócio majoritário da empresa Consaúde Consultoria, Auditoria e Planejamento Ltda., que presta serviço para diversos municípios, confrontando a Lei Orgânica de São Bernardo do Campo".


O inquérito civil público foi instaurado em setembro de 2013 e a consultoria, que pertence ao secretário desde 1997, presta serviços na área da saúde a várias cidades do Estado de São Paulo, inclusive em municípios como como Ubatuba e Botucatu, que têm gestão petista. Procurada, a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo (SP) não comentou a investigação.


Escolha - O nome de Chioro começou a ser sacramentado na semana passada e a presidente tinha boas referências sobre a atuação do secretário durante sua passagem pelo Ministério da Saúde, entre 2003 e 2005, no governo Lula.


Nessa época, ele dirigia o Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, onde foi responsável pela implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Tags: Investigação, Ministério Público, Arthur Chioro, Improbidade Administrativa

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Brasil crescerá 2,3% neste ano e 2,8% em 2015
                  21/01/2014 15h00               
                              


O Brasil crescerá 2,3% em 2014 e 2,8% em 2015, segundo o "Panorama econômico mundial", relatório divulgado hoje pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), que aponta uma recuperação econômica mundial acima do previsto.
A economia mundial deve crescer 3,7% este ano e 3,9% no próximo. Os Estados Unidos, "com crescimento cada vez mais sólido", segundo o estudo, vão crescer mais que o Brasil nesses dois anos: 2,8% em 2014 e 3% no ano que vem.
A China mantém sua suave desaceleração, crescendo 7,5% neste ano e 7,3% no ano que vem. Mas o FMI indica que parte do crescimento mais forte chinês ainda depende excessivamente de investimento público em vez de consumo, e que o país precisa conter os riscos em seu setor financeiro sem reduzir excessivamente o crescimento, um "equilíbrio delicado", segundo o estudo.
Mas os preços das commodities cairão. O preço do petróleo deve cair 5,2% no ano que vem; todas as demais matérias-primas devem cair de valor em 6% este ano.
Os países da zona do euro começam seu lento processo de recuperação, com 1% de alta do PIB este ano e 1,4% no ano que vem. Alemanha, França, Itália e Espanha terão dois anos melhores que 2013, assim como o Reino Unido, que crescerá 2,4% este ano. Mas o sul da Europa continuará a ser "a área mais preocupante" da economia mundial, de acordo com o "Panorama".
Países emergentes terão que lidar com os riscos associados à saída de capitais rumo aos Estados Unidos, a partir do momento em que a superpotência reduza a impressão de moeda (colocando menos dólares no mercado) e de uma possível alta de juros no país.
Depois de anos de dólares chegando em grandes ondas aos emergentes, há uma seca potencial. O relatório do Fundo sugere uma combinação de ajustes macroeconômicos e esforços mais fortes de supervisão e regulamentação.
Economias com fragilidades domésticas e deficits de conta corrente estarão particularmente expostas. "Taxas de câmbio devem ser depreciadas como resposta a deterioração de condições de financiamento externas", diz o relatório.
Mas o Fundo indica que os emergentes serão beneficiados pela recuperação econômica dos países ricos

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

MIRO TEIXEIRA NO FACEBOOK

Miro Teixeira é o pré-candidato a Governado do RJ, apoiado por Marina Silva que obteve 2.693.130 de votos no Estado, quase 1/3 (31,52%). Ainda poderá receber, também, apoio do PSB, partido do Governador Eduardo Campos, seu provável companheiro de chapa, ao qual ela também esta filiada, cuja sinergia, certamente, potencializará seu desempenho eleitoral em terras fluminenses.


 



sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Economista da FGV diz que alimentação será fiel da balança da inflação em 2014


Agência Brasil
O economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), avaliou hoje (10) que as variáveis que se destacaram no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2013 não surpreenderam, “porque a gente esperava mesmo uma alta da gasolina e das passagens aéreas. Mas a magnitude veio um pouquinho acima do que a gente estimava”.
A inflação de 5,91% em 2013, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um pouco maior do que a expectativa do mercado, que girava em torno de 5,74%, e superou a do ano passado (5,84%).
Para o economista, o resultado do IPCA de 2013 não muda muito a realidade deste ano. Ele disse que a taxa do ano passado poderia ter sido maior se não fosse o bom comportamento dos preços monitorados, que subiram 1,6%, em média. “Como existe uma agenda de reajustes para 2014, é provável que a taxa não se repita ao longo deste ano”. Isso sinaliza que a participação dos preços administrados na inflação vai subir.
Em relação aos preços livres, que tiveram expansão próxima de 9% em 2013, Braz prevê que não deverá ocorrer uma mudança abrupta de patamar. “Em 2014, vai continuar exercendo influência no IPCA”.
O economista da FGV avaliou que o fiel da balança neste ano vai ser o grupo alimentação. “É a classe de despesa com maior potencial de desaceleração”. A taxa superou 8% e ficou um pouco menor que em 2012. “Mas eu acho que em 2014 há chance de cair um pouco mais. As previsões de safra são mais otimistas e isso deve ajudar a conter avanços de preços”.
André Braz salientou a questão do câmbio, que pode reter um pouco do potencial de desaceleração do grupo alimentação. Explicou que novas desvalorizações cambiais tornam alguns grãos mais caros, como o trigo, por exemplo, e isso tem repasse certo para os produtos ao consumidor. Por isso, disse que “2014 não vai ser um ano tão fácil e pode ser, até, que a inflação venha acima da registrada no ano passado”.
Na estimativa de André Braz, a inflação de 2014 pode fechar próxima de 6% ou ficar um pouco acima desse índice. Reiterou, porém, que isso vai depender da trajetória dos preços monitorados, como passagem de ônibus e gasolina, em especial, porque são preços controlados, mas que não têm uma regra explícita que permita antecipar contribuição para a inflação.


Tags: dados, economia, FGV, IBGE, inflação

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

MIRO TEIXEIRA NO FACEBOOK

  • Feed de notícias

Cabo de guerra
A Rede está se fortalecendo no interior do PSB. Os socialistas resistem no cotovelo. Mas ganha terreno a possibilidade de apoio das candidaturas de Miro Teixeira (PROS) ao governo do Rio e de Walter Feldmann (PSB/Rede) em São Paulo. (Trecho da Coluna Panorama Político - O Globo - Ilimar Franco (Foto: Arquivo)https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8AyVmoM3SWVIAI463Vb_gNx-W5PzuuybEQtMcFOmEkJ_Cu7KqARc3xRYJ5T0U-is3lPya7DeFJj5ppd1Pohzy1tQye_cH0ymcKDCIRz6OMaVqrl4S2FZ30eKDwMZOiB68iDE7IyKxFwQ/s1600/MIRO+TEIXEIRA.jpg
Leia a coluna referida:
http://setoragricolapapaineldopaim.blogspot.com.br/