sexta-feira, 26 de abril de 2013

MAPI debate saúde para a terceira idade no Rio de Janeiro


“Um homem pode viver 120 anos”, afirmou o urologista Carolino Santos, presidente do diretório de Maricá (RJ), nesta quarta-feira (24/4), na abertura do ciclo de palestra que o Movimento dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do PDT (MAPI), realiza sobre saúde para a terceira idade, no auditório da Fundação Leonel Brizola–Alberto Pasqualini, Centro do Rio de Janeiro.
O encontro contou, também, com a participação do médico Edson Paim, que preside o MAPI de Niterói. Para ele, a definição da Organização Mundial da Saúde peca, porque ignora o ambiente. “Uma boa definição seria aquela que a saúde é o perfeito equilíbrio entre o organismo humano e o ambiente”, disse.
Carolino Santos, com vasta experiência profissional no interior do Brasil, assegura que se vive ou se morre pela boca. Segundo uma pesquisa recente, no início da Era Cristã, a faixa etária era de 30 anos; na época da descoberta do Brasil, chegou a 45 anos; na década de 70, veio para 75 anos. Hoje, como temos uma alimentação farta, boa, a expectativa de vida ultrapassa os 80 anos: “para pacientes com 70 anos eu falo para que devem procurar um pediatra”.
O que leva à ocorrência do câncer de próstata – principal tormento do homem ao atingir a terceira idade – é um desafio para a medicina. 80% dos homens com mais de 80 anos têm câncer de próstata; mas como sua evolução é lenta, pode ser freado, curado, o paciente pode viver, tranquilamente, mais 15 anos, 20 anos.
Segundo Carolino, algumas pesquisas realizadas, por continentes, verificaram que a ocorrência de câncer de próstata entre os negros africanos que moram no Brasil é maior que os residentes na África; que, entre os asiáticos sua incidência era muito pequena; mas quando ele vinha para a América, aumentava. Pensaram em genética e em alimentação (lá se come muita soja e aqui, pouca).
Eles perceberam que os indivíduos pesquisados aumentavam ou reduziam o aparecimento desta doença, de acordo sua localização. Os asiáticos comem muita soja e tomate, que contêm betacaroteno, o que poderia ser um preventivo. Acredita-se, também, que o uso do selênio pode reduzir consideravelmente o aparecimento do câncer de próstata; mas, na América tinha uma quantidade de muito pequena. “E aonde se encontra selênio? Na castanha-do-pará”. Mas isto ainda é coisa de estudo, alertou Carolino.
Para Edson Paim, a saúde é definida como homeostasia, que é estado de equilíbrio do organismo como um todo: dos órgãos e das próprias células, sendo que estas se relacionam com o ambiente. “Elas recebem alimentos e têm eliminações também; e todos os rejeitos deste majestoso laboratório têm que ser eliminados. Para que esta tarefa seja efetuada com perfeita harmonia, é fundamental que cada um de nós beba, por dia, mais de dois litros de água. E para isto, existe uma regra básica: beber água sem estar com sede; por hábito; e nunca esquecer da garrafinha na mochila”.  
Para Paim, dietas alimentares para emagrecimento quase todas são furadas, porque são centradas em alguns alimentos; quando o ideal é se usar grande variedade, o que amplia o leque de elementos essenciais ao organismo humano. Comer em quantidade mata a fome, mas não mata a fome de determinadas células que têm necessidades específicas. Dieta para longevidade é restrição calórica: comer pouco, pois as células se adaptam; mas para fazer este tipo de dieta é necessário ampla variedade de alimentos: “você comer dez ou 15 tipos de alimento é mais eficaz que cinco; e pode também usar os complementos alimentares”. Sobre este tema, ele indica o endereço de seu blog http://emdiacomalimentacap.blogspot.com.br/, que está sempre atualizado, como diz orgulhosamente.
Como sempre trabalhou na rede pública, hoje, seu outro interesse está nos traumas que ocorrem no dia a dia do idoso. Considera que a locomoção recebe pouca atenção no tratamento geral da terceira idade: não se leva em conta que, muitas vezes, os ossos envelhecem mais que nós. Alerta para a necessidade do consumo de leite para reposição de cálcio, “embora defensores de algumas dietas exóticas digam que o homem é o único mamífero que bebe leite até a fase adulta; e, por isso, preconizam sua restrição absoluta”.
O comportamento de risco não é bom para os idosos. Isto ocorre principalmente na residência, onde se deve ter cuidado com os pisos, móveis e iluminação. Durante a noite, é primordial que se deixe a luz acesa.
“Quando falo em prevenção, me refiro principalmente ao pedestre, que nunca deve atravessar uma rua sem ter noção plena de que não vem qualquer veículo – principalmente os aparentemente menos perigosos, como as bicicletas. Se você chegar ao sinal e ele já estiver verde para você, não atrevesse; espere abrir novamente, porque poderá ter que correr quando acabar o tempo”, conclui Paim.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O "feedback" está em Todas

Publicado em "Rumos a uma Sociedade Cibernética" e republicado em face da pertinência com este blog:

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Tribunal de Contas da União constitui um dos Principais Mecanismos de "feedback" Econômico-social que contribuem para alavancar o Brasil no rumo a uma Sociedade Cibernética



COMENTÁRIO DO BLOG:


O Tribunal de Contas da União (TCU) constitui um órgão de coleta e avaliação de informações que permitam o controle de qualidade do processo de aplicação dos recursos publicos e orientem a adoção de mecanismo de natureza cibernética ("feedback") para reajustar os "desvios" detetados, corrigindo os rumos da administração do sistema público federal.

Estamos a utilizar, inicialmente, a expressão constante do frontispício do nosso Blog, denominado 'TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, à guisa de comentário ao seguinte resumo do que publicou o Correio Econômico, em sua edição de 23/07/2012, transcrfito abaixo.

O TCU exerce a sua atividade fiscalizadora dita de controle externo em contraposição ao controle interno executado por cada órgão administrativo sobre seus próprios gastos, cujo objetivo é assegurar que o dinheiro público seja utilizado de forma eficiente atendendo aos interesses da sociedade.

Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, devem comunicá-la ao Tribunal de Contas da União, ou serão considerados cúmplices (responsabilidade solidária) e penalizados na forma da lei (sendo possível a demissão).

O artigo 74 da Constituição Federal estipula que: "Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União."

O Tribunal de Contas da União da União se reveste da condição de um dos principais mecanismos de feedback" social, inclusive porque exerce sua ação sobre as várias Agencias Reguladoras, com o proposito de assegurar a transparência e o cumprimento das finalidades sociais não só do Setor Público, como também do sistema privado, no sentido de atingir os objetivos da sociedade brasileira, mas sobretudo, no sentido de acelerar os passos na construção da utopia de uma "Sociedade Cibernética, democrática, justa, igualitária e fraterna. (Edson Nogueira Paim escreveu) 

Eis a publicação a que se refere o comentária supra:


Valor Econômico

TCU adverte Anatel por morosidade

Alçada à condição de xerife das operadoras de telefonia celular após as sanções da semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), levará uma reprimenda do Tribunal de Contas da União (TCU), que descobriu sua morosidade em apertar os mecanismos de fiscalização e atuar mais fortemente na defesa dos consumidores nos últimos anos. Relatório detalhado do TCU demonstra que a Anatel cumpriu apenas 27% das determinações e implementou só 15% das recomendações feitas pelo próprio tribunal seis anos atrás.

O informe será entregue nos próximos dias ao Ministério das Comunicações e ao Ministério Público Federal, além de algumas comissões da Câmara dos Deputados e do Senado. (Págs. 1 e B3)

Em adendo ao nosso comentário, transcrevemos:


"O Tribunal de Contas da União (TCU) é instituição brasileira prevista na Constituição Federal para exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e administração indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas.[1]. Faz parte do poder legislativo, auxiliando o Congresso Nacional no planejamento fiscal e orçamentário anual. Tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, seja de direito público ou direito privado, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária tem o dever de prestar contas ao TCU.[Wiképedia]