sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A perspectiva metodológica resultante do acoplaramento do enfoque sistêmico (Sistemismo) à Ecologia, designando Sistemismo Ecológico, permite a abordagem simultânea do sistema em estudo, do respectivo ambiente e das relações entre ambos

A fim de enfatizar as inter-relações que se processam no interior dos sistemas (intersubsistemas), acrescidas das interações que ocorrem entre os sistemas e seu ambiente, manifestas pelas relações de trocas de "matéria, energia e informações" entre ambos, influenciando-se reciprocamente, Edson Paim e Rosalda Paim acoplaram o enfoque sistêmico (Sistemismo) à Ecologia, designando esta dupla abordagem como Sistemismo Ecológico.

Edson Nogueira Paim escreveu


domingo, 17 de fevereiro de 2013

O clássico entre Corinthians e Palmeiras pode ser o único de 2013


Novos confrontos, como na Libertadores, vai depender do rendimento dos times na temporada

SÃO PAULO - O Palmeiras é o time que mais enfrentou o Corinthians, assim como o Alvinegro é quem mais vezes jogou contra o Alviverde. Desde o dia 6 de maio de 1917, as duas equipes estiveram frente a frente 342 vezes. O jogo da tarde deste domingo, 17, no Pacaembu, no entanto, pode ser o único do ano entre os arquirrivais, já que o Palmeiras disputará a Série B do Brasileiro. Ainda há a possibilidade de Palmeiras e Corinthians se enfrentarem nas fases mata-mata do Paulista, da Libertadores e na Copa do Brasil, mas isso depende do rendimento das equipes ao longo do ano. Certo mesmo é apenas o jogo deste domingo.A última vez que os dois times jogaram apenas uma vez em um ano foi em 2008, quando o Corinthians estava na Série B. Foi no dia 2 de março, vitória palmeirense por 1 a 0 pelo Campeonato Paulista. Valdivia fez o gol e, na comemoração, provocou os corintianos ao simular que estava chorando. Aquela também foi a última vez que o clássico ocorreu no Estádio do Morumbi. Depois, os jogos passaram a ocorrer no Pacaembu ou em Presidente Prudente. Outra marca daquela partida é ter registrado o maior público do clássico no século: 48.930 torcedores compraram ingresso.O zagueiro palmeirense Henrique é o único atleta que participou do jogo que estará em campo hoje. Valdivia está machucado, assim como o corintiano Chicão, enquanto o goleiro Júlio César agora amarga a reserva no Alvinegro. Nos quase 96 anos de história do clássico de maior rivalidade do Estado foram raras as vezes em que Corinthians e Palmeiras se enfrentaram apenas uma vez no ano. Além de 2008, o fato se repetiu só em 1925, 1927, 1929, 1932 e 1936.Em praticamente todas as oportunidades, os jogos foram cercados de muita polêmica. Em 1927, por exemplo, o Palmeiras (ainda chamado de Palestra Itália) venceu por 3 a 1 e Neco, maior ídolo da torcida do Corinthians à época, agrediu o juiz. Ele chegou a ser banido do futebol, mas conseguiu reverter a pena.Em dezembro de 1929, na última rodada do Campeonato Paulista, o Alvinegro venceu por 4 a 1 em pleno Parque Antártica e foi campeão. Em 1932, o clássico válido pelo Estadual teve de ser adiado em quase quatro meses por causa da Revolução Constitucionalista. No dia 6 de novembro, o Palestra Itália venceu por 3 a 0, mas a vitória acabou manchada depois que se descobriu que o diretor Roque Di Lorenzo havia subornado o zagueiro corintiano Jaú.

.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

SISTEMISMO ÉCOLÓGICO CIBERNÉTICO

Aspecto da Metodologia, constituído mediante o acoplamento do enfoque sistêmico, da visão ecológica e da perspectiva cibernética.
É aplicável à totalidade ds sistemas físicos, biológicos, sociais ou tecnológicos.
Inspira-se no modelo da estrutura sistêmica e do funcionamento ou "fisiologia" cibernética dos organismos vivos e dos ecossistemas naturais, dotados de mecanismos cibernéticos, isto é, dotados de dispositivos  de retroalimentação ou "feedback".

(Edsin Nogueira Paim escreveu)




segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Organização sistêmica, ecológica e cibernética de todos os setores da sociedade

Os blogs do Painel do Paim tratam, principalmente, da metodologia sistêmica ou Sistemismo, nos moldes preconizados nos livros de Edson Paim e Rosalda Paim, intitulados "Sistemismo Ecológico Cibernético e, "Sistemas, Ambiente & Mecanismos de Controle", cuja proposta central é a organização sistêmica, ecológica e cibernética de todos os setores da sociedade, com ênfase na administração pública, abrangendo os níveis federal, estadual e municipal.

(Edson Nogueira Paim escreveu)

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Sistemismo Ecológico

O Sistemismo Ecológico ou abordagem sistêmica ecológica é a designação de uma perspectiva metodológica, elaborada por Edson Paim & Rosalda Paim, correspondente a uma dupla visão, formada pelo acoplamento da Teoria Geral dos Sistemas (Sistemismo) e da Ecologia, destinada a focalizar o sistema em estudo, simultaneamente com o respectivo ambiente, acrescida das relações entre ambos, expressas pelo intercâmbio de "matéria, energia e informações".
(Edson Nogueira Paim escreveu)